Dados do Trabalho


Título

Vigilância laboratorial dos genes de resistência bacteriana no estado da Bahia durante o ano de 2022.

Introdução

A criação do programa BR-GLASS– Programa Nacional de Monitoramento da Resistência Antimicrobiana no Brasil (AMR), buscou desenvolver um sistema nacional de informação integrada para a vigilância e monitoramento da resistência aos antimicrobianos, de modo a avaliar o perfil de sensibilidade dos isolados. A vigilância integrada com a abordagem em saúde única possibilita aplicar o monitoramento dessas informações a partir dos dados gerados pelos exames realizados, bem como traçar um perfil molecular dos isolados no estado da Bahia.

Objetivo (s)

Este trabalho tem como finalidade apresentar os dados referentes as análises genotípicas dos isolados bacterianos, pela investigação de genes microbianos de resistência realizados pelo Laboratório Central de Saúde Pública Profº Gonçalo Moniz-LACEN/Ba e parceiros colaboradores durante o ano de 2022.

Material e Métodos

Os isolados de origem nosocomial e/ou comunitária foram analisados através das metodologias de PCR real time (Taqman) e PCR "in house" para investigação de genes de resistência a antimicrobianos. Os exames avaliados foram realizados durante o ano de 2022.

Resultados e Conclusão

Um total de 5.495 exames foram realizados, sendo 3.138 exames referentes ao primeiro semestre e 2.357 exames no segundo semestre de 2022. Dos 13 genes investigados na rotina, foram identificados 10 diferentes genes microbianos associados a resistência microbiana (RM) nas cepas que circulam no território baiano no primeiro semestre de 2022. Apenas não foram detectados os genes VanB e MCR-1. No segundo semestre deste mesmo ano foram identificadas a circulação de 8 genes microbianos. No entanto, os genes bla OXA-51, bla OXA-58, bla OXA-143, VanB e MCR-1 não foram detectados. Os genes de resistência foram identificados predominantemente em cepas de Pseudomonas aeroginosa, Klebsiella pneumoniae e Acinetobacter baimannii. Analisando o perfil de resistência genética do estado da Bahia, foi observado como possível mecanismo de resistência, a presença principalmente de genes produtores de carbapenemases: bla KPC, bla NDM, bla OXA e bla VIM. A implementação do programa permite uma vigilância integrada com a abordagem em saúde única e possibilita aplicar o monitoramento dessas informações a partir dos dados gerados pelos exames realizados, bem como traçar um perfil molecular dos isolados no estado da Bahia, a fim de subsidiar as medidas de controle de disseminação destas cepas.

Palavras-chave

Resistência bacteriana, Vigilância, AMR, isolados bacterianos

Agradecimentos

Secretaria de Saúde do estado da Bahia

Área

Eixo 11 | Infecções causadas por bactérias

Autores

Bruna Laís Santos de Jesus, Jéssica Laís Almeida dos Santos, Felicidade Mota Pereira