Dados do Trabalho


Título

Validação de instrumento para orientação de práticas em grupos de apoio ao autocuidado em hanseníase

Introdução

Objetivo (s)

Validar um Guia de atividades educativas para grupos de apoio ao autocuidado em hanseníase.

Material e Métodos

Estudo misto do tipo metodológico, para validação de uma tecnologia para Educação Permanente. A primeira fase foi um estudo exploratório baseado em evidências da realidade dos Grupos de Autocuidado em Hanseníase (GAC’s), do Grupo de Pesquisa e Extensão sobre cuidados, práticas sociais e direito à saúde das populações vulneráveis (GRUPEV) com a contribuição de profissionais e pesquisadores através de oficinas científicas realizadas entre os anos de 2019 e 2020, promovidas pela Netherlands Hanseniasis Relief (NHR- Brasil) e GRUPEV. A segunda etapa, de validação de conteúdo, foi realizada por três grupos de juízes. Os juízes especialistas da área de saúde e de outras áreas foram selecionados pelo método não probabilístico por julgamento a partir da busca na plataforma lattes e pelos critérios de classificação adaptada de Fehring (1994). Já os juízes público-alvo foram pré-selecionados a partir do cadastro de facilitadores dos GAC’s de Pernambuco e Rondônia fornecidos pela NHR Brasil, além de profissionais que atuavam como coordenadores de GAC identificados na plataforma lattes e da técnica de snowball. Para a fase de análise dos dados foi realizado procedimento analítico a partir da aplicação do Índice de Validade de Conteúdo (IVC)

Resultados e Conclusão

A versão final da tecnologia, resultado de uma produção coletiva, intitulado: “Guia de atividades educativas para facilitadores de grupos de apoio ao autocuidado em hanseníase” foi composto por 100 páginas e dividido em três tópicos, sendo validado por 21 juízes distribuídos nas três categorias com obtenção de IVC satisfatório. O guia tem o propósito de promover o maior conhecimento acerca da hanseníase, adesão ao tratamento, autoestima, motivação, projetos de vida, ativismo comunitário e autocuidado. Dessa forma, é possível afirmar que a coletânea de atividades produzida revelou-se adequada para ser utilizado pelos facilitadores sejam eles profissionais de saúde, usuários, familiares, militantes de movimentos sociais e pode contribuir nas atividades desenvolvidas nos GAC’s com diferentes contextos e realidades no Brasil.

Palavras-chave

Tecnologia Educacional, hanseníase, empoderamento.

Agradecimentos

GRUPEV - UPE; NHR BRASIL

Área

Eixo 13 | Tuberculose e Outras Micobactérias

Autores

RAPHAELA DELMONDES NASCIMENTO, DANIELLE CHRISTINE MOURA SANTOS, Flávia Carolina Ferreira Gomes, Maria Geórgia Torres Alves, Sabrina Lima Almeida, Marize Conceição Ventin , Rejane Almeida Silva , José Alexandre Menezes Silva , Rebeca Daniele Buarque Feitosa, Fabiana Amorim de Oliveira Sena Souto Maior