Dados do Trabalho


Título

COVID-19 EM MATO GROSSO

Introdução

O papel do Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN) na realização de exames para COVID-19 é fundamental para o diagnóstico e monitoramento da doença. O LACEN é uma instituição de referência responsável por coordenar e executar as ações laboratoriais investigadas à saúde pública. Referente ao COVID-19, o LACEN recebe as amostras biológicas de swabs nasofaríngeos e orofaríngeos coletados de pacientes com hipotese diagnóstica para COVID-19 e realiza o teste de Reação em Cadeia da Polimerase em Tempo Real (RT-qPCR) que identifica a presença do material genético do SARS-CoV-2 nas amostras, confirmando ou não a infecção pelo vírus.

Objetivo (s)

Descrever o perfil epidemiológico da COVID-19 com foco na vigilância laboratorial.

Material e Métodos

Trata-se de uma pesquisa descritiva e transversal, com abordagem quantitativa. Foram utilizados dados secundários coletados no sistema gerenciador de ambiente laboratorial – GAL no Laboratório de Saúde Pública do Estado de Mato Grosso, no período de janeiro de 2023 a junho de 2023.

Resultados e Conclusão

Nesse período foram procesadas no LACEN-MT 1.985 amostras para realização do teste de COVID-19, desses, apenas 186 foram positvas, onde foi possivel observar uma prevalencia equivalente a 10,3%, sendo o mês de janeiro com maior número de positivos (97 casos) e fevereiro o mês com o menor número (9 casos). Desde o início da pandemia de COVID-19, os dados laboratoriais têm sido uma ferramenta fundamental para diagnosticar e monitorar a doença. No entanto é nítido a redução do número de casos positivos dentro do estado. Isso reflete o avanço da imunização coletiva dos pacientes e também na consequente diminuição da circulação do vírus. Por outro lado, não pode-se ignorar que o quantitativo de amostras enviadas ao laboratório também foi reduzido ao longo do percurso da pandemia, o qual possivelmente pode estar relacionado ao uso de testes rápidos para diagnóstico – TDRs. Apesar do quantitativo baixo de positividade para COVID-19, não se pode ignorar a possibilidade de outros vírus respiratórios circulando dentro do estado, sendo necessário a realização de mais investigações para identificar os possiveis agentes etiológicos. Em suma, espera-se que a vigilância laboratorial seja implantada e implementada nos territórios para que o mapeamento viral continue contribuindo com a elaboração das politicas públicas e um melhor cuidado com a população.

Palavras-chave

Epidemiologia; COVID-19; Laboratório.

Agradecimentos

Área

Eixo 10 | Outras infecções causadas por vírus

Autores

KLAUCIA RODRIGUES VASCONCELOS, STEPHANNI FIGUEIREDO DA SILVA, MARIA CLARA PEREIRA LEITE, CLAUDIO SOUZA CAMPOS, JULIANO SILVA MELO, ALESSANDRA CRISTINA FERREIRA DE MORAES, LUANA BARBOSA DA SILVA, RODRIGO BURUM MANUARI, ANA CLAUDIA PEREIRA TERÇAS TRETTEL, ELAINE CRISTINA DE OLIVEIRA